SMA 2016: Fundação Vovó do Mangue lança estudo sobre manguezal de Maragogipe



A publicação é resultado do Projeto CO2 Manguezal, cuja meta principal é recuperar áreas degradadas de mangue nos municípios de Maragogipe e São Francisco do Conde

Reflorestamento de 85 mil metros quadrados de manguezal e capacitação de mais de 500 pescadores e marisqueiras da região. Estes são alguns dos resultados apresentados no livro Projeto CO2 Manguezal – Conhecendo os Manguezais de Maragogipe, que será lançado durante a programação da XVII Semana do Meio Ambiente, organizada pela Fundação Vovó do Mangue para acontecer em Maragogipe a partir de domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com atividades até quarta-feira, dia 8.

O lançamento da publicação está agendado para terça-feira, dia 7, às 14h, na Fundação, que atua há 19 anos na região e tem sede situada no centro da cidade. A entidade ambiental é a responsável pela execução do Projeto CO2 Manguezal, desenvolvido durante os anos de 2014 e 2015, com financiamento da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O estudo traz uma análise sobre a vegetação do mangue, uma avaliação microbiológica da água do estuário do São Roque do Paraguaçu, além de uma análise sobre a característica pesqueira do local. Para a realização da pesquisa, a Fundação contou com a parceria de professores e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

O livro terá distribuição gratuita para todos os parceiros envolvidos com o projeto, escolas e bibliotecas do município, além de entidades ambientais que atuam na região.

Programação – A Semana do Meio Ambiente preparada pela Fundação Vovó do Mangue para Maragogipe começa às 9h de domingo, 5, com uma faxina no manguezal. Para a execução da ação, a instituição conta, em especial, com a participação de estudantes de escolas estaduais e municipais da região. Neste mesmo dia, também será feito o plantio de 1.000 mudas, principalmente das três espécies de mangue mais comuns na

Baía de Todos os Santos, popularmente conhecidas como mangue branco, mangue vermelho e siriúba ou mangue preto.

Na programação, também é dada ênfase ao combate ao mosquito aedes egypti, assunto que será abordado em palestras e concurso de desenho. As atividades comemorativas seguem até quarta-feira, dia 8/06, com mostra de vídeos, oficinas de reciclagem, teatro, música, dentre outras ações ambientais.

A realização da XVII Semana do Meio Ambiente tem o patrocínio da Deten Química S.A., por meio do Prêmio ao Valor Social, e parceria e apoio do ICMBio e I7 Comunicação & Design.

Confira programação completa:

XVII SEMANA DO MEIO AMBIENTE - Edição 2016

Dia 05/06 – Domingo
9h – Limpeza do manguezal e plantio de mudas de mangue / Local: Cais do Cajá - Maragogipe/Bahia.

Dia 06/06 – Segunda-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue (Centro de Maragogipe)
8h - Abertura Oficial dos Estandes Institucionais e Exposição
8h30 – Concurso “Desenhando e aprendendo a eliminar o mosquito da dengue”
9h – Apresentação teatral e palestra sobre o Zika vírus, Chikungunya vírus, Dengue e relação do mosquito com a microcefalia – alunos do IAENE/Faculdade Adventista da Bahia.
10h - Jogo do Conhecimento (nível médio)
14h30 – Palestra sobre o descarte consciente do lixo - Grupo de Teatro Nuclearte de São Félix/BA.
15h - Oficina de reciclagem - Artista plástico Badinho

Dia 07/06 – Terça-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue
9h –Teatro de fantoches/bonecos - Grupo de Teatro Nuclearte
10h – Mostra de vídeos ambientais
14h – Lançamento do livro “Conhecendo os Manguezais de Maragogipe”
16h – Show interativo com a Banda Cantarolama

Dia 08/06 – Quarta-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue
8h30 – Apresentação Teatral - Grupo de Teatro Nuclearte
9h – Caminhada Ecológica
14h - Palestra sobre o mosquito e suas consequências (Sec. de Saúde Municipal e/ou Estadual).
15h – Jogo do Conhecimento (nível Fundamental 2)
16h – Apresentação do concurso de paródia musical

OBS.: Programação sujeita a alterações

www.vovodomangue.org/
https://www.facebook.com/vovodomangue 31/05/2016
Hilda Fausto – DRT 1748
71 99609-9297 (Vivo+WhatsApp)

Comentários