Propostas: Políticas Públicas para o jovem através de um 'Calendário da Juventude'

Por Zevaldo Sousa
Candidato a vereador 65555

A juventude maragogipana carece atividades educativas, esportivas, culturais e sociais. Ela está ociosa por não haver políticas públicas verdadeiras no nosso município que favoreçam seu bem estar e neste sentido, acabam trilhando caminhos tortuosos. Nós podemos mudar esta realidade com ações propositivas que visem dar voz ao jovem, fortalecendo as políticas públicas para esta camada social tão importante em qualquer sociedade.

O papel do vereador é prover meios, ferramentas e ações que visem fortalecer as políticas públicas para a juventude, dando voz ao jovem cidadão para que o mesmo possa estar indicando onde deseja que seja aplicada a verba pública.

Neste sentido, lutaremos para a criação de uma Comissão Especial da Juventude na Câmara de Vereadores de Maragogipe para que a juventude possa estar contribuindo com a sociedade propondo caminhos para as políticas públicas que o município tanto necessita para mudar esta realidade que assola e destroi o nosso município.

Além da Comissão Especial da Juventude, promoveremos Reuniões nas Escolas do município de Maragogipe, em todos os distritos, para que os estudantes possam escolher seus representantes e, por fim realizaremos uma Audiência Pública para debater as Políticas Públicas para a Juventude para esclarecer a toda a sociedade os anseios da população jovem maragogipana.

O principal objetivo destes encontros será a criação, por força de lei, de um CALENDÁRIO DA JUVENTUDE visando organizar, eventos culturais, educativos, esportivos, científicos, tecnológicos, ambientais, dentre tantos outros que a juventude indicar. Este não deve ser um projeto do vereador, mas um projeto que será construído pela juventude e para a juventude.

Mesmo assim, acreditamos que podemos citar alguns exemplos de eventos que podem ser contemplados com este projeto:
  • A criação de uma Olimpíada Municipal Esportiva será importante para o engrandecimento do esporte em Maragogipe. Quem sabe com atitudes como esta algum jovem se destaca em âmbito nacional e internacional.
  • A juventude poderá também definir no Calendário alguns eventos culturais e literários, como: Festivais de Música, de Cinema, de Cultura Digital, de Arte, de Fotografia, de Dança, de Poesia e Literatura; Assim como Concursos de Quadrilhas Juninas, Bandas e Fanfarras, Filarmônicas e Grupos Musicais, dentre tantos outros que somente com o diálogo poderemos alcançar, promover a arte e essencial para a construção de uma sociedade melhor;
  • A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Fundação Vovó do Mangue, em parceria com diversos órgãos públicos e privados, necessita ser apropriada pela população, pois dá oportunidade do jovem estar entendendo e preservando o meio ambiente do nosso município;
  • A Semana Estudantil, promovida pela Fundação Vovó do Mangue, em parceria com diversos órgãos públicos e privados, precisa de apoio e incentivos, as escolas do município precisam participar, a sociedade precisa estar junto com a instituição visando garantir o direito da criança e do adolescentes. Este é um evento especial que define a identidade da juventude maragogipana;
  • As Olimpíadas Científicas Estudantis também são importantíssimas para o crescimento e desenvolvimento da educação de qualidade no nosso município. Participar das Olímpiadas de Matemática, de Língua Portuguesa, de Geografia, de História, de Informática, de Robótica, de Astronomia e Astronáutica, Mostra de Foguetes, dentre tantas outras olimpíadas nacionais gratuitas será de extrema importância para o conhecimento e o desenvolvimento científico do nosso município;
  • Editais de Cultura, Esporte, Científicos e Lazer podem ser promovidos pela Prefeitura de Maragogipe e até pela própria Câmara de Vereadores visando fortalecer qualquer outro evento não contemplado na elaboração deste Calendário.
  • O jovem estudante também poderá incluir neste Calendário os eventos e festival escolares, visando fortalecer a produção escolar e engrandecendo o trabalho dos nossos professores e alunos;
  • Outro ponto importante que pode ser incluído neste calendário é a realização de Campeonatos, Copas, Torneios e Taças esportivas em várias modalidades, como: Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Atletismo, Esportes Radicais, Lutas, dentre tantas outras modalidades praticadas e/ou que possam vir a ser praticadas em Maragogipe;
  • Projetos de primeiro emprego, Programas de estágio, Pré-vestibular e uma de nossas prioridades: Bolsa de Estudos Municipal visando apoiar jovens que não tem condições de se manter numa universidade ou curso técnico também podem ser incluídas neste Calendário, através dos Editais que serão abertos ao longo do ano.
  • Por fim, somente para finalizar esta série de exemplos, seminários, mesas redondas, palestras, debates públicos, dentre tantos outros eventos científicos com temas de interesse da juventude e de toda a sociedade podem ser realizados no município com o intuito de promover o fortalecimento do conhecimento e da própria população.
A criação do Calendário da Juventude contruído pela juventude e para a juventude visa apenas estabeler em lei quais serão as prioridades do município de Maragogipe no desenvolvimento de políticas públicas para o jovem maragogipano.

Com ele, as escolas poderão definir seus Calendários Escolares visando a integração da escola com a sociedade. Entidades públicas e privadas poderão organizar eventos sem chocar com outras atividades importantes do município e o próprio município poderá incentivar essa juventude nos principais eventos de nosso município.

Será uma reação em cadeia que promoverá a construção permanente de uma sociedade mais justa e mais humana. Percebeu, o que a criação de um Calendário da Juventude pode mudar a sociedade maragogipana.

Estas propostas não ficarão no papel, pois temos a vontade e a garra que todos já conhecem. Estou dispostos a demonstrar a população maragogipana que podemos mudar este município com compromisso e seriedade e lutando pelos direitos de todos. Basta acreditar. 

Compartilhe esta ideia, convide amigos e familiares para participar deste projeto!

Vote em Zevaldo Sousa 65555
Candidato a vereador

Comentários