Propostas: Projeto de Valorização dos Artistas e dos Grupos Culturais de Maragogipe

Por Zevaldo Sousa

Boa parte do povo maragogipano adora festas e nós precisamos aproveitar esta característica festiva do maragogipano para gerar renda para a cidade.

Este projeto visa valorização as bandas musicais, filarmônicas, fanfarras e os artistas locais do município de Maragogipe. Mas por quê devemos valorizar o artista local?

Em primeiro lugar, todo artista promove cultura, arte, entretenimento o que permite ao cidadão reflexões, alegria, saúde, vida. Todavia, a o artista maragogipano, durante muito tempo, sempre foi desvalorizado. Além dos gestores públicos pagarem abaixo do preço de mercado, pecaram nos atrasos dos pagamento dos artistas locais o que deixava muitos artistas em situações desconfortantes no comércio local. Não precisamos omitir esta questão, pois erros precisam ser corrigidos e estamos aqui para construir uma nova Maragogipe.

O que Maragogipe precisa? O que o vereador pode fazer para modificar esta situação? 

A nossa ideia é a implementação de um projeto de valorização dos artistas locais que obriga o gestor público a contratar e pagar no prazo estabelecido os artistas locais e em contrapartida, os artistas locais devem investir na sua qualificação profissional.

Se atrelarmos a este projeto, outro que visa incentivar o comércio local fica melhor ainda. Pois quando incentivamos as compras públicas, dos próprios habitantes do município e dos turistas que nos visitaram para apreciar a cultura maragogipana no comércio local poderemos ampliar ainda mais o nível cultural e artístico do município. Será uma reação em cadeia, cultura promove renda que aquece o comércio local. 

Vale ressaltar que não estamos excluindo as grandes bandas da mídia da programação das festas maragogipanas, muito pelo contrário, assim como todos, desejamos que as festas do município continuem atraindo artistas de peso midiático, todavia o que queremos garantir é que boa parte da verba municipal permaneça no município estabelecendo um percentual (a ser discutido pelos vereadores em conjunto com a comunidade e os artistas locais) do valor a pagar na contratação para as bandas e artistas locais.


Queremos com isso, adiantar o processo de contratação e divulgação das bandas e grupos culturais, regulamentando e organizando as festas da cidade e dos distritos.

Maragogipe precisa de legisladores de verdade e estamos aqui para fortalecer a cultura maragogipana que amamos tanto e que precisamos valorizar.

Essa é nossa ideia que precisa ser colocada em prática. Para isso, preciso do seu voto.

Zevaldo Sousa
Candidato a vereador 65555

Comentários