Treinamento da Enseada contribui para capacitação de professores da Escola Mário Gordilho Pedreira


A Enseada Indústria Naval levou para o distrito de São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe (BA), o Projeto Formação Continuada – Desenvolvimento de competências comportamentais. No final de julho 20 professores da Escola Municipal Mário Gordilho Pedreira participaram do primeiro encontro, onde foi apresentada a proposta do treinamento e feito um levantamento de expectativas do grupo.

O projeto é baseado no Coaching, processo estruturado que tem como objetivo elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional especializado. Para Morgana Andrade, analista de Responsabilidade Social da Enseada e facilitadora do treinamento, é gratificante poder contribuir para o processo de desenvolvimento humano dos profissionais da área de educação que enfrentam, no dia a dia, diversos desafios.

“Nosso principal objetivo é resgatar os sonhos, identificar valores norteadores e o propósito de vida desses profissionais que, ao final do treinamento, terão elaborado seus Planos de Vida e Carreira. Acreditamos que dessa forma a Enseada está contribuindo para construção de uma educação mais humanizada e sustentável nas comunidades do entorno”, completou a analista.

Além da escola de São Roque, o projeto contempla a Cooperativa Educacional de Salinas da Margarida (COOPESAL), a Escola Municipal Clodoaldo Brito em Cairu de Salinas e a Escola de 1º Grau São Francisco do Paraguaçu, em Cacheira. Ao todo, 50 professores estão sendo beneficiados, afetando indiretamente 450 alunos.

Em São Francisco do Paraguaçu, os professores estão no quinto e penúltimo encontro do projeto. Segundo a diretora da escola local, Edilma Maria de Santana Costa, o curso tem sido bem aceito e gerado grandes expectativas nos educadores. “Eles estão se desenvolvendo mais, com maior motivação para o trabalho e a autoestima levantada. As atividades têm fluído com bastante êxito aqui na escola. Quando a Enseada marca o próximo encontro, já ficamos ansiosos com a data, pois esse projeto tem sido motivo de grande partilha e melhoria na qualidade de trabalho dos professores”, revelou a diretora.

A previsão é que a primeira turma seja concluída em setembro.

Por Malany Freitas

Comentários