Quatro mil mudas são plantadas em gincana de reflorestamento da Enseada


A Enseada Indústria Naval promoveu uma gincana de reflorestamento que reuniu 70 alunos de cinco escolas da zona rural de Maragogipe, na Bahia. Após 02 meses de atividades, no dia 15 de setembro foi divulgado o resultado da competição: com 1.444 mudas plantadas, a Escola Getúlio Vargas foi a vencedora e levou dois computadores doados pela Enseada. No total mais de 4 mil mudas foram plantadas. Antes de iniciarem a ação de plantio, as crianças tiveram orientações sobre educação ambiental com noções de conservação de matas ciliares e reflorestamento.

“Meus alunos estavam bastante animados. Achei de fundamental importância essa iniciativa. Quando chegamos nas margens dos rios e nos deparamos com a realidade, percebi a importância do projeto e de reflorestar aquela área. Acredito que fizemos história com as árvores que plantamos. Além de todo aprendizado, as crianças puderam se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e fazer o mesmo com seus familiares”, celebrou Rosemary Andrade, professora da escola campeã.

De acordo com Karla Barreto, bióloga da Enseada e coordenadora do Programa Verde Novo, a gincana de reflorestamento foi muito além do esperado. “Conseguimos atingir nosso objetivo que era conscientizar os alunos a respeito da conservação das matas ciliares, plantamos mais de 3,3 hectares e proporcionamos momentos únicos para as crianças. Em campo elas se divertiram e no dia da premiação era possível perceber o encantamento delas ao se observarem nas fotografias expostas, nos vídeos e ao receberem as medalhas”, contou Karla.

O Verde Novo – Através do Programa Verde Novo, iniciado em 2013, a Enseada já reflorestou em Irriquitiá, localidade de Maragogipe (BA), uma área de aproximadamente 60 hectares – o equivalente a 84 campos de futebol. O plantio de uma nova vegetação tem contribuído com a biodiversidade criando abrigo e gerando alimento para a fauna local, além de aumentar o número de espécies da flora, resgatando, inclusive, madeiras de lei que não existiam mais na região.

A recuperação de nascentes e margens de rios, parte do programa, é de grande importância ecológica e econômica, ao promover diretamente uma melhoria da quantidade e da qualidade da água e a diminuição de risco de erosão e assoreamento, garantindo maior infiltração de água no solo, recarga dos aquíferos, além da preservação de espécies aquáticas e terrestres. Dentro desse Programa, uma parceria entre a Enseada Indústria Naval e a Vovó do Mangue, Organização Não Governamental referência no replantio de manguezais, revegetou 10,3 hectares de áreas degradadas de manguezal e dezenas de nascentes de importância reconhecida na região.

Classificação das escolas na gincana:
1ª lugar: Escola Getúlio Vargas (povoado Cachoeira)
2º lugar: Escola Santo Antônio (povoado Rio dos Paus)
3º lugar: Escola Deputado Cleraldo Andrade (povoado Serraria)
4º lugar: Escola Santo Antônio (povoado Vale do Cachoeirinha)
5º lugar: Escola Santo Antônio (povoado Irriquitiá)

Comentários