Colônia dos Pescadores de Maragogipe promove Curso de Formação de Aquaviários

Teve início, na tarde do dia 05 dezembro, o Curso de Formação de Aquaviários (Curso POP) na Colônia Z-07 de Maragogipe, no Recôncavo baiano. Foram selecionados para participar da capacitação, 35 associados da Entidade que passaram por exames prévios, no mês passado, para verificação das capacidades física e cognitiva e classificação. A formação garante aos pescadores a habilitação necessária à navegação interior e costeira.


A iniciativa surge de uma parceria entre a Colônia Z-07 e a Marinha do Brasil. O Curso POP; que prevê, em suas 140 horas-aula, instruções sobre legislação ambiental e marítima, primeiros socorros e segurança do trabalho; habilita os pescadores à função de patrão de embarcações com arqueação bruta (AB) igual ou menor a 10 (cerca de cinco metros de comprimento) e potência propulsora de até 170 kW, de acordo com os oficiais da Marinha.


O presidente da Colônia, Fredson Marques, explica que a realização do Curso já era aguardada na Entidade. “A capacitação já estava prevista no planejamento da Colônia. Ações como essa, que promovem o treinamento e a profissionalização dos pescadores, é prioridade à Z-07. Estamos todos satisfeitos”, pontuou. De acordo com o presidente, a previsão de término do Curso é na próxima quinta-feira (15/12), quando os pescadores receberão os Certificados de Conclusão e Proficiência, atestando as competências adquiridas durante as aulas.

Fonte: Fepesba

Comentários