Saúde Sem Boatos: Nota de esclarecimento sobre surto de mialgia aguda em Salvador


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), esclarece à população que, até a manhã de hoje, dia 20 de dezembro, foram notificados 22 pacientes com sintomas de dor muscular intensa, de início súbito, acometendo, principalmente, a região cervical (pescoço), ombros, costas, coxas e/ou panturrilhas. Todos os pacientes residem na capital, sendo que 14 relataram o consumo de peixe, enquanto oito não se recordam ou não consumiram peixe.

Está em curso um processo de investigação que reúne profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental, bem como os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen). Esclarecemos que até o momento o Lacen não coletou quaisquer amostras de alimentos, pois os casos foram notificados tardiamente.

Alertamos que a população deve procurar imediatamente uma unidade de saúde caso apresente os sintomas citados. Todas as unidades de urgência e emergência estão orientadas a notificar imediatamente os casos suspeitos de Mialgia Aguda, o que possibilita acelerar o processo de investigação. 

/vigisanit/nota de esclarecimento
Fonte: Ascom/Suvisa