Novena em louvor ao Senhor do Bonfim começa nesta quinta-feira, 05 de janeiro


Hoje, às 19h, começa a Novena em louvor ao Senhor do Bonfim. A abertura dos festejos será marcada com o hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, às 18h30, na Praça do Bonfim.

Para quem está fora de Salvador, poderá acompanhar ao vivo toda a programação através da WEB TV do Bonfim, acessando o site www.santuariosenhordobonfim.com ou o aplicativo Senhor do Bonfim.

Lavagem do Bonfim
A tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece toda a 2ª quinta-feira do ano, após a festa de Reis (esse ano dia 12 de janeiro), atrai homens, mulheres e crianças das diversas partes do Brasil e do mundo.

A lavagem do adro da Basílica, que desde o ano de 2014 é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma, tem como objetivo resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada e evangelizar pelo testemunho, anúncio da Boa Nova e denúncia de tudo o que fere a dignidade da pessoa humana e destrói a vida.

O festejo se inicia às 8 da manhã com a celebração inter-religiosa na Basílica da Conceição da Praia. Em seguida, o cortejo seguirá pelas ruas da cidade baixa em direção à Basílica do Senhor do Bonfim, onde padre Edson Menezes receberá os fiés para a benção da água. Esse ano o tema da lavagem é “Ele está no meio de nós”, porque a partir de agora, a imagem do Senhor do Bonfim acompanhará o festejo sob o andor no meio da procissão. Quando chegar ao Bonfim, o cortejo das baianas inicia a lavagem do adro da igreja.

Até o fim do ritual, a basílica permanecerá fechada, mas a imagem do Senhor do Bonfim ficará visível para visitação.

Procissão dos três pedidos

No dia 15 de janeiro, o Senhor do Bonfim encerra seus festejos com a Procissão dos três pedidos, dos Mares à Colina Sagrada. Os fiéis se encontram na Igreja Nossa Senhora dos Mares e seguem até a Basílica do Bonfim, onde acontece o rito dos três pedidos.

O dinheiro arrecadado possibilita o pagamento dos 23 funcionários, a manutenção do Centro Comunitário Senhor do Bonfim e o desenvolvimento de ações, como o acompanhamento e a formação de 130 ambulantes que ficam no entorno da Basílica. Confira programação completa:

LAVAGEM DO BONFIM
12/01/2017 - quinta-feira
Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
8h – Saída da 4ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).
Lema: Ele está no meio de nós
9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.
12h - Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade - Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Nota: Após o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fieis até às 18h.
VISITA DA IMAGEM JUBILAR DE APARECIDA
De 13 a 16 – Visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à nossa Basílica Santuário
DIA DA FESTA
15/01/2017 – domingo

5h – Alvorada
Missas: 5h, 6h, 7h30min
10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj – nosso Arcebispo Metropolitano.
16h – Grande procissão dos três pedidos com a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano. Local de saída: Igreja dos Mares.
Na chegada à Colina, daremos três voltas em torno da nossa Basílica Santuário, fazendo os três pedidos. Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Comentários