Turismo: Caldas do Jorro, o oásis de águas termais do Nordeste da Bahia

 

Verdade seja dita, Caldas do Jorro é um lugar especial. Podemos defini-la como o 'Oásis de águas termais do nordeste da Bahia'. Com clima agradável durante todo o ano, os visitantes que chegam a Caldas do Jorro tanto na alta estação quanto nos finais de semana em busca de saúde e lazer.

A principal atração do distrito do município de Tucano são as águas termais com temperatura de 48º Celsius que foram encontradas aqui após escavações da Petrobrás em busca do ouro negro. Todavia, ao perfurar o terreno, jorrou água quente com propriedades terapêuticas contendo grande poder curativo, além de serem indicadas para: doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastro-intestinais, dispepsias, gastrites, colites, prisão de ventre, doenças do fígado e dos rins, manifestações úricas, acne – furunculose e parasitosas da pele. A partir daí, o distrito se transformou num verdadeiro parque de águas termais e recebe turistas de várias regiões do Brasil e do Mundo.


Outra opção de Caldas do Jorro está no Parque das Águas que é considerado o maior complexo de lazer de toda a região, dispõe de estrutura turística para receber os visitantes com comodidade, contando com serviços de hotelaria, piscinas, bares, restaurantes, etc. 

Com ventos constantes e um sol brilhando todo o dia, a média climática de Caldas do Jorro atinge 35º Celsius durante o dia e, a noite, chega a 25º Celsius. Com clima favorável e ambiente familiar, a região é bastante solicitada. 

ARTESANATO
O artesanato local é bastante rico e diversificado. Chapéus, bolsas, chaveiros, objetos de couro e palha, blusas com estampas da região e com preços que cabem no bolso de qualquer visitante. Ótima dica para lembranças da região.


O clima de segurança é constante. Há constantes rondas, tanto da Polícia Militar quanto a Guarda Civil Municipal pela região, o que favorece o grande fluxo de turistas o ano todo. Praça lotada todos os finais de semana. Um bom local para diversão e saúde.


Neste final de ano, um Revéillon especial aconteceu na comunidade. Praça lotada com mais de seis mil pessoas tendo como atrações as bandas Unha Pintada e Tayrone Cigano. Outra atração festiva do distrito é a tradicional festa junina com fogueiras e fogos de artifício. O São João é animado por sanfoneiros e bandas de forró.


Comentários