Sesab assinará contrato de R$ 6 milhões para reabrir hospital em Cruz das Almas


Com o investimento de aproximadamente R$ 6 milhões por ano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) assinará um contrato com a Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas neste mês de fevereiro. O contrato possibilitará a reabertura do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, que estava fechado desde 2014 devido a dificuldades financeiras.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, serão contratados 45 leitos, ofertando serviços obstétricos, cirúrgicos e ortopédicos, bem como atendimento de urgência e emergência na região. “Entendemos que existia um vazio assistencial na região e este investimento possibilita, simultaneamente, sanar o problema e internar mais de 6 mil pacientes por ano, reduzindo o fluxo de transferências de média complexidade para outras unidades da Região Metropolitana de Salvador e Santo Antônio de Jesus”, afirma o secretário.

O titular da Sesab acrescenta que está em curso uma negociação entre a prefeitura de Cruz das Almas e a Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, entidade que administra o hospital, para reativar outros 45 leitos, tornando assim, a unidade 100% operacional.

Fechamento

A unidade hospitalar teve as atividades encerradas em julho de 2014, diante de dificuldades financeiras. Com o fechamento, o Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso deixou de realizar atendimentos para a população de 14 municípios pactuados. Toda a estrutura da unidade, com capacidade de 90 leitos, 11 consultórios e centro cirúrgico com três salas cirúrgicas equipadas, foi desativada. Mais de 100 funcionários foram demitidos na época.

Fonte: Ascom/Sesab